Awakenings: a experiência de um dos maiores festivais de techno do mundo

O Awakenings é o festival dos sonhos de qualquer amante de música eletrônica, quando pensamos em techno e house music. Ele sempre acontece entre a última semana de junho e a primeira semana de julho na cidade de Halfweg, menos de 30 minutos de Amsterdam, Holanda.

Neste ano o festival aconteceu nos dias 30 de junho e 01 de julho e recebeu mais de 80.000 pessoas. Fomos conferir de perto como é essa experiência que só os holandeses conseguem proporcionar e detalharemos tudo o que aprendemos por lá:

Ingressos e Hospedagem

A abertura da venda dos ingressos acontece alguns meses antes, por volta de fevereiro e março então e bom ficar ligado pois geralmente dá sold out muito rápido. Primeiramente são vendidos os combi tickets, que dão direito aos dois dias do festival e custaram esse ano €104,50. Você pode comprar online, com cartão internacional. Junto a eles, também podem ser adquiridos os lockers (armários), shuttles (transporte), estacionamento e tokens para usar na festa e comprar bebidas e comidas. Lembrando que a idade minima para entrar na festa e de 18 anos.

Existem pacotes específicos que incluem o ingresso e estadia em hotel próximo ao festival. Caso opte apenas pelo ingresso, recomendamos que procure hotel/hostel/Airbnb com antecedência pois próximo da festa os valores aumentam de maneira absurda, não apenas pelo festival, mas por conta da alta temporada de turismo que acompanha o verão e lota a cidade. De qualquer maneira é muito divertido ver a cidade cheia de pessoas que estão ali apenas para o festival (fica um clima muito bacana no final de semana da festa!). Também existem empresas brasileiras que fazem todo o serviço para você, como a AlienWorld, informe-se!

Como Chegar ao Festival

Existem os shuttles oficiais do Awakenings que saem de algumas das maiores estações de trem, como a de Sloterdijk, bem próxima do centro e custam 6 euros. Entretanto, se estiver em um grupo de amigos e quiser rachar o valor do uber e do táxi, a média é de 35 euros pela corrida saindo do centro de Amsterdam e leva 25 minutos em média. Se estiver hospedado em hotel, recomendamos solicitar a corrida no dia anterior, na recepção dos hotéis eles agendam para você e dessa forma você evita surpresas no valor do uber, que pode triplicar o valor na hora em que começa o evento. Não deixe para a última hora!

Tokens

O sistema para consumir no festival funciona através dos tokens. São fichinhas de plástico, que quebram ao meio e podem valor 1 ou 0.5 token. Você pode comprar online ou nos caixas disponíveis por todo o evento, conforme os valores abaixo:

o awakenings

Bar e Alimentação

Os preços no bar eram super acessíveis e o serviço funcionou sem nenhum problema até mesmo nos sets mais lotados, não faltou bebida e não havia longas filas. Alguns dos valores do bar: Coca Cola 1 token, Red Bull 1.5 token,  Desperados 1.5 token, Garrafa de Vinho 6 tokens.

A água e oferecida de graça por todo o festival nos pontos de retirada, entretanto você precisa de uma garrafinha para encher. Você pode levar a sua própria de casa ou comprar uma no bar por 1.5 token. Também são disponibilizados alguns drinks com vodka, gin e outras bebidas por 2.5 tokens. O gelo era oferecido gratuitamente. 

o awakenings

Quanto à alimentação, haviam alguns pontos específicos para alimentação grab and go, perto dos drinks, ou praças de alimentação espalhadas por todo o festival, com food trucks e mesas para sentar (área coberta). Alguns dos valores que observamos: Batata Frita 1.5 token, Hambúrguer 3 tokens, Pizza Grande 6 tokens, Hot Dog 2.5 tokens, Sorvete 1 token.

Line Up

O line up do Awakenings é incrível. Todos os anos se apresentam artistas como Carl Cox, Sven Vath, Adam Beyer, Nina Kraviz, Seth Troxler, Loco Dice e muitos outros nomes de peso em b2b incríveis e ao lado também de nomes que estão bombando na cena. Esse ano tivemos a estreia no festival de alguns nomes como I Hate Models, Honey Dijon e Peggy Gou.

o awakenings

Tiveram apresentações de destaque de artistas em ascensão, como Amelie Lens, que se apresentou pela primeira vez no ano passado e esse ano tocou no Sábado, Domingo e no After oficial da festa e explodiu. Seus sets estavam mega lotados e ela foi super simpática com nossa equipe e contou que estava muito feliz por se apresentar 3 vezes na festa e deixou um lembrete de que vem para o Brasil em novembro (anote na agenda!).

o awakenings

Batemos um papo também com o DJ Patrick Topping“Ainda estou nas nuvens depois do Awakenings, ele é um nível acima de todos os festivais do mundo, ainda mais sendo especificamente de techno! Foi incrível tocar lá, ainda mais podendo fazer um som mais pesado do que de costume. No mesmo horário que eu toquei ainda tinham ótimas opções nas outras áreas do festival!”, nos contou o DJ inglês, que tocou no mesmo horário de Carlotte de Witte, Boris Brejcha, Stephan Bodzin, Attention Deficit Desorder, Jon Rundell e Ida Engberg.

A timetable é divulgada com antecedência e você pode usar o aplicativo do Awakenings para celular para se organizar e não perder nada. Bacana né?

Som e Estrutura dos Palcos

O som e a estrutura do palco estavam impecáveis. Era possível ficar no front stage com o som super alto e ainda sim, não machucar os ouvidos. Cada palco tinha uma estrutura própria focada nos detalhes. Tanto nos palcos principais quanto nos menores, existia uma atenção aos efeitos e ao jogo de luzes ou aos efeitos especiais de cada palco como um todo.

o awakenings

Outros pontos incríveis

Unity Drugs Info
Espaço oferecido para tratar de assuntos como drogas e álcool. Apesar de proibida a entrada de drogas no festival, o consumo é um fato que não pode ser ignorado, até mesmo do álcool e o festival sabe e se preocupa. Neste espaço você pode conversar com os agentes e aprender tudo sobre redução de danos. Existe até um formulário que você pode preencher para que eles pensem sobre a melhor maneira de te ajudar caso você ou algum amigo precise.

Existe também todo um sistema de orientação que fala sobre algumas substâncias e seus efeitos no corpo, como se cuidar etc. Em nenhum momento é feita apologia ao consumo de substâncias, porém existe a orientação voltada à saúde e à educação, caso o consumo seja feito e reduzindo danos. Também por todo o festival existem dicas de como se hidratar corretamente, estimulando o consumo correto de água e de descanso apropriado para ter uma experiência confortável durante a festa. Parabéns a equipe Unity!

o awakenings

Staff da Festa
O staff como um todo era muito educado e simpático. Desde a segurança do festival até as pessoas que estavam trabalhando nos serviços gerais estampavam um sorriso no rosto e eram sempre muito prestativos. Fomos super bem tratados e observamos uma interação positiva entre o público e o staff geral. Em algumas situações, vimos os seguranças do palco oferecendo água e gelo para as pessoas por conta do calor. Parabéns equipe!

Informação e Sinalização dos Palcos
Um destaque do festival foi a excelente sinalização dos espaços e dos palcos. Não tem como se perder dentro do evento! Existem indicações com setas e também grandes telões de LED com informação da localização dos palcos (zonas), que DJ está tocando no momento e quem vai tocar depois. Nesses mesmos telões existem informações lembrando o público sobre alimentação, dicas de hidratação e estações de trem e melhores formas de voltar para a casa. Quanta preocupação com o público hein galera? Isso é Awakenings!

o awakenings

Banheiros
Existiam banheiros por toda a festa, não havia muita fila e estavam sempre em boas condições para uso, papel, pia para lavar a mão e sabonete.

O Awakenings foi um festival que só impressionou! Incrível como tudo funciona e percebemos uma preocupação muito grande em oferecer uma boa experiência para a galera. Como sugestão, talvez mais cestos de lixo espalhado nos palcos, pois a galera jogava muita coisa no chão. Entretanto assim que acabou a festa, vimos um sistema incrível de limpeza, com máquinas apropriadas, que recolheram muito rapidamente o lixo nos palcos.

Nota 10 Awakenings! Nos vemos em 2019!

Leia Também:

Festivais de Música Eletrônica mais bombados pelo mundo em 2018

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here