Em 2019 vai rolar o Tropical Burn, a edição do Burning Man no Brasil

Há muito tempo se fala de uma possível edição do Burning Man Brasil, mas parece que agora chegou mesmo a nossa vez de receber esse evento por aqui!

Burning Man BrasilO Tropical Burn vai rolar do dia 19 ao dia 25 de junho, em uma praia no nordeste do país – o local exato será informado apenas aos participantes do evento. Os ingressos ainda não estão a venda, mas o direcionamento da organização do regional é: se envolva. Será muito mais fácil garantir seu ticket se, por exemplo, você estiver em algum projeto de acampamento temático ou levando uma instalação de arte para lá. Veja mais informações nesse link.

Se você não sabe exatamente o que é uma instalação de arte ou um acampamento temático nem como fazer parte disso, fique por dentro no site do Tropical Burn e não perca os workshops que estão rolando para se inteirar mais nos assuntos. Siga também as redes sociais para ficar atualizado de tudo que está acontecendo: Facebook e Instagram

O Burning Man, que tem sua edição principal no deserto de Nevada, nos Estados Unidos, hoje reúne 70 mil pessoas por ano por lá e tem edições em vários locais pelo mundo. Inclusive nosso colaborador Túlio Notini já foi em duas edições do Afrika Burn e escreveu para gente nesse link sua experiência. Ah, vale lembrar que nem todas as edições mundo a fora do BM acontecem no deserto, então podemos ter um evento no meio de coqueiros e, quem sabe, à beira do mar.

Importante deixar claro desde o começo que o Tropical Burn não vai ser simplesmente mais um festival que vem para o Brasil. Na verdade, os idealizadores e frequentadores fazem questão de reforçar de que o Burning Man não é um festival, mas uma comunidade que tem suas próprias regras e a principal delas é de que você não é um expectador. Ou seja, quer ir para o Tropical Burn? Já pense de que forma você pode ajudar a construí-lo.

O evento acontece de forma diferente de todas as experiências que você já teve. Não rola ir ali no bar comprar uma cerveja ou no restaurantes/barraquinha almoçar. Para começar, no Burning Man não rola compra e venda, não existe dinheiro. Todos tem que se preparar para levar o que forem consumir e trocas e presentes são muito bem vindos. É por isso que sua experiência fica ainda mais completa se você se juntar a um acampamento temático e se organizar junto com outras pessoas para viver por lá durante todo o tempo.

A ideia é que você possa explorar sua auto expressão e ser quem você quiser. É um momento de se transformar e transformar as pessoas ao redor, de dar valor as pequenas coisas e sair do “mundo em que vivemos” por uma semana, para viver uma experiência que vai ser única na sua vida, mas pelo que parece você só vai entender realmente tudo isso quando estiver vivendo a experiência!
Burning Man Brasil

Não espere um line up e expectativas de “o artista x vai tocar?”. No Burning Man você pode encontrar festas acontecendo em diferentes lugares a qualquer momento. Você mesmo pode começar a sua festa se levar qualquer equipamento ou instrumento. Isso tudo em meio às obras de artistas que estão se construindo e desconstruindo no meio de tudo. 

Importante: você é responsável por todos os seus atos. Vá com espírito de colaboração e não esqueça de que você é responsável inclusive pelo seu lixo. Cuide do que é seu e respeite o espaço que é de todo mundo. Tudo isso considerando os 10  princípios do Burning Man:

  1. Autoexpressão radical: Liberdade para ser você mesmo
  2. Auto-Sufciiência | Auto-Responsabilidade – você é responsável por você mesmo, mentalmente e fisicamente
  3. De-comoditização – esqueça o dinheiro – não tem nada pra comprar
  4. Não deixar rastros – do pó ao pó, deixe apenas pegadas
  5. Participação: Se envolva. Burning Man é o que fazemos.
  6. Inclusão radical: Todos são bem vindos
  7. Presentear: Oferecemos nosso tempo e esforço livremente
  8. Cooperação: Juntos somos mais fortes
  9. Comunidade: Uma família de indivíduos, nós cuidamos uns dos outros
  10. Imediatismo: Faça o agora valer / Esteja aqui agora

Se você quer saber mais sobre os princípios, acesse aqui.

Burning Man no Brasil

Se você leu tudo isso e acha que pode viver uma experiência incrível por lá, se anime e crie expectativas desde já.

Nessa aba do site tem um formulário para se inscrever para ser voluntário e  ajudar a organizar o Tropical Burn. Se você tem experiência com fotos, vídeos, comunicação, produção de eventos, design, arte visual – e muitas outras vertentes, inscreva-se aqui.  

Para terminar, vejam algumas fotos dos eventos regionais do Burning Man para já imaginar o que pode rolar por aqui:

Burning Man – EUA

AfrikaBurn – África do Sul

Burning Man no Brasil
MidBurn –
 Israel

Burning Man no Brasil


Burning Seed
– Austrália

Burning Man no Brasil

The Borderland – Dinamarca/Suécia

Burning Man no Brasil


Veja mais fotos do Burning Man do ano passado nesse post!

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here