Burning man 1

No final do ano vai rolar uma edição do Burning Man no Brasil, o Tropical Burn!

***EDIT***
De acordo com o press release na página oficial do Tropical Burn, o evento vai rolar em 2019! Ficamos no aguardo das datas oficiais!
***

Há muito tempo se fala de uma possível edição do Burning Man no Brasil, mas parece que agora chegou mesmo a nossa vez de receber esse evento por aqui! De acordo com as informações da página do Burning Man no Brasil, o Tropical Burn vai rolar no próximo ano, em alguma praia pelo nordeste brasileiro.

O Burning Man, que tem sua edição principal no deserto de Nevada, nos Estados Unidos, hoje reúne 70 mil pessoas por ano por lá e tem edições em vários locais pelo mundo. Inclusive nosso colaborador Túlio Notini já foi em duas edições do Afrika Burn e escreveu para gente nesse link sua experiência. Ah, vale lembrar que nem todas as edições mundo a fora do BM acontecem no deserto, então podemos ter um evento no meio de coqueiros e, quem sabe, à beira do mar.

Importante deixar claro desde o começo que o Tropical Burn não vai ser simplesmente mais um festival que vem para o Brasil. Na verdade, os idealizadores e frequentadores fazem questão de reforçar de que o Burning Man não é um festival, mas uma comunidade que tem suas próprias regras e a principal delas é de que você não é um expectador. Ou seja, quer ir para o Tropical Burn? Já pense de que forma você pode ajudar a construí-lo.

O evento acontece de forma diferente de todas as experiências que você já teve. Não rola ir ali no bar comprar uma cerveja ou no restaurantes/barraquinha almoçar. Para começar, no Burning Man não rola compra e venda, não existe dinheiro. Todos tem que se preparar para levar o que forem consumir e trocas e presentes são muito bem vindos. É por isso que você vê nas fotos da edição original tantos traillers – que acabam sendo sua casa, seu local de preparar a comida e de tomar banho. Os mais experientes se juntam e se viram de forma mais colaborativa: já vão para lá em várias pessoas, e cada trailler fica responsável por uma coisa. 

A ideia é que você possa explorar sua auto expressão e ser quem você quiser. É um momento de se transformar e transformar as pessoas ao redor, de dar valor as pequenas coisas e sair do “mundo em que vivemos” por uma semana, para viver uma experiência que vai ser única na sua vida.

Não espere um line up e expectativas de “o artista x vai tocar?”. No Burning Man você pode encontrar festas acontecendo em diferentes lugares a qualquer momento. Você mesmo pode começar a sua festa se levar qualquer equipamento ou instrumento. Isso tudo em meio às obras de artistas que estão se construindo e desconstruindo no meio de tudo. 

Importante: você é responsável por todos os seus atos. Vá com espírito de colaboração e não esqueça de não deixar lixo em qualquer lugar. Cuide do que é seu e respeite o espaço que é de todo mundo. Tudo isso considerando os 10  princípios do Burning Man:

  1. Autoexpressão radical: seja quem você quiser.
  2. Autoconfiança e responsabilidade: você é responsável por você mesmo.
  3. Desmonetização: como já falamos, não há compras e vendas.
  4. Não deixar rastros – Deixe apenas pegadas: guarde seu lixo e respeite o ambiente.
  5. Participação: não há expectador, todos precisam se envolver.
  6. Inclusão radical: todos são bem vindos a comunidade.
  7. Presentear – Oferece tempo e esforço livremente: a ideia é presentear sem esperar algo em troca.
  8. Cooperação – Juntos somos mais fortes: valorizamos a promoção de ações que fortaleçam a interação entre as pessoas.
  9. Comunidade – Nós cuidamos uns dos outros: os burners se responsabilizam para comunicar responsabilidades cívicas para todos.
  10. Imediatismo – Faça o agora valer: aproveitar o momento em que se vive.

Burning Man no Brasil

Se você leu tudo isso e acha que pode viver uma experiência incrível por lá, se anime e crie expectativas desde já.

Não deixe de acompanhar a página do Facebook pois eles estão divulgando várias novidades e formas de participar. A principal forma é um formulário para se inscrever para ser voluntário e  ajudar a organizar o Tropical Burn. Se você tem experiência com fotos, vídeos, comunicação, produção de eventos, design, arte visual – e muitas outras vertentes, inscreva-se aqui.  Além disso, fique ligado que estão rolando vários eventos regionais para discutir o processo de co-criação regional do Burning Man no Brasil e outros assuntos. Já rolou um youtube live no mês de janeiro e amanhã, 02 de fevereiro, vai rolar um evento presencial em Belo Horizonte.

Para terminar, vejam algumas fotos dos eventos regionais do Burning Man para já sonhar com o que pode rolar por aqui:

Burning Man – EUA

AfrikaBurn – África do Sul

Burning Man no Brasil
MidBurn –
 Israel

Burning Man no Brasil


Burning Seed
– Austrália

Burning Man no Brasil

The Borderland – Dinamarca/Suécia

Burning Man no Brasil

Quer saber mais sobre como funciona o Burning Man original em Nevada? Veja no post abaixo:

Como funciona o Burning Man

[nome do seu blog]

Tem duas paixões na vida: viagem e música. Com mais de 30 países na bagagem e muitas histórias em festivais, escolheu os cinco dias acampada na lama do Glastonbury e a mágica de trabalhar no Tomorrowland Bélgica como as experiências mais incríveis que já teve.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *